segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Como escrever os números em seu texto - para caligrafia e redação.

Uma das coisas que mais geram dúvidas na hora de escrever é a escrita dos números. Essa postagem tem uma dupla função te dar uma luz sobre como escrevê-los e te dar uma ideia de um exercício muito útil para treinar a sua caligrafia.
 Vou deixar os modelos dos números que utilizo. Seguem o método Palmer, que adaptado, é o melhor que podemos usar para termos uma letra eficiente e cursiva.
Repare bem na maneira como os números são escritos. perceba que o sete e o nove ficam quase rente a linha inferior, assim como zero que é mais baixo é menos ovalado do que o "o". 

Esse quadro demonstra que os números tem que ser escritos conforme a tabela da direita. Cabendo dentro das quadrículas e não fora delas.


Agora vamos aprender a grafia dos números. Você lembra que os números podem ser ordinais e cardinais. Na verdade quando falamos em números estamos na matemática, na gramática a categoria é dos numerais. Mas não vamos complicar, o que queremos é escrevê-los corretamente. Afinal em uma boa redação os números devem, como regra, serem grafados por extenso.
É fácil não se confundir. Cardinais é o número mesmo. Isso é um 1(um), esse é o 2(dois). Já os ordinais, como o nome sugere, colocam algo em ordem. Primeiro, segundo,...
Do zero ao dez é fácil ninguém erra. Do onze ao cinquenta e nove acho que também não haja mistérios. Talvez o 14, que pode ser catorze ou quatorze. Mais repare em algo. depois do nove vem o deZ. A partir daí até o último desta unidade de dezena, todos terão o Z do seu pai que é "dez". onZe, doZe, treZe... até chegarmos no deZenove. Vinte, trinta, quarenta e cinquenta são moleza, só acrescentar o um, dois, três...
60 é mole, só encher de "ésses". SeSSenta. Setenta com S também.Cem com c, sem com esse, só se tiver em falta. duzentos e trezentos são parentes do deZ, com Z. Pra não errar mais os demais que derivam de Cem, só lembrar que é o número mais o Cento. SeisCentos, são seis centos, ou seja seis vezes 100. Entendeu a lógica? Quatrocentos, Setecentos, OitoCentos, NoveCentos. o que muda é o quientos e só. Não ERRE MAIS!
Agora os ordinais. Do primeiro ao nono é molezinha! Depois do décimo ao décimo nono também é fácil. Ai começamos a saga dos Gésimos. Lembre-se da família Gésimos, seu Gésimo e Dona Gésima tiveram vários filhos. O mais velho é o Vigésimo, depois TRIgésimo, quadragésimo, quinquagésimo, sexagésimo, SEPTUAgésimo, agora atenção o doutor é octOpus, não Octapus, então é octOgésimo e não octAgésimo. nonagésimo e chegamos em seu primo o CENTÉSIMO. AS variações vocês sabem: octogésimo primeiro, segundo, terceiro...
Agora precisamos sofisticar, quase falarmos como italianos, "Ducentos", "trecentos"... kkkk, mas é por ai DuCentésimo, TreCEntésimo. Os dos grupos 400 e 500 são netos dos Gentésimos. Logo são quadrigentésimo (lembre-se do quadriball do Harry Potter) e quingentésimo (sei lá lembre-se do Queen, do Freddie Mercury, bigode grosso!!!)
Ai voltamos aos parentes do Centésimos. O seiscentos é tão sexy que se chama Sexcentésimo. Mais uns parentes dos Gentésimos o SEPTgentégimo, OCTIgentésimo e por fim um cara sem noção, nonsense, o NONgentésimo e chegamos ao milésimo.
Agora vamos ver se você entendeu quem é o 1635o colocado no concurso que você fará, sei que você não é, está bem mais lá pra frente.
Ele é o Milésimo sexcentésimo trigésimo quinto colocado. Moleza.
Mais e acima de 1999. Dois milésimos, três milésimos, quatro milésimos, etc...

Ufa!! Esse post foi bem longo, mas muito útil. É recorrente em provas e concursos algumas questões sobre essas questões, fora que você pode precisar escrever em sua redação, e como já recomendei escreva sempre os numerais por extenso. Se quiser ver as 10 dicas que dou sobre redação, clique aqui.

Abraço e em breve vou postar um vídeo sobre como exercitar a caligrafia com números.


Nenhum comentário:

Postar um comentário