sábado, 14 de dezembro de 2013

Capacidades básicas - Basic Skills

Não vou ficar reinventando a roda aqui. Aquilo que houver mais disponível na rede não vou ficar repostando, apenas, no máximo, coloco links interessantes. Em qualquer trabalho em que se exija técnica vale a regra: quanto mais eu souber o básico, melhor serei. Seja qual for o tipo de fonte a caligrafia se baseia em dois princípios básicos: pressão e relaxamento. Isso se reflete em linhas finas e grossas. Essa deve ser a sua primeira tarefa ao entrar neste mundo fantástico. Treinar suas mãos buscando essa técnica. O problema é que isso envolve precisão espacial, pois há de se garantir um espaçamento e altura constantes.

Reparem na imagem acima que as letras funcionam pelos princípios de grosso e fino mantendo sempre entre elas a mesma distância entre os traços e partindo de uma mesma altura.
Esse deverá ser seu treinamento inicial. Você deverá conseguir automação de movimentos aliados a precisão. Num primeiro momento você deverá ir bem devagar se preocupando com a precisão, a velocidade virá com o tempo. 
Vou te apresentar alguns exercícios que devem ser feitos para sempre, quando estiver craque, utilize-os como aquecimento. Todos os exemplos foram retirados deste site(ver postagens anteriores) http://www.iampeth.com/lessons_cursive.php


Treine traços livres, curvas, ovais, círculos e mistura destes elementos. Aqui não se preocupe com linhas guias apenas deixe a mão solta para que a pena ou caneta seja a extensão do braço. Não aperte com força para não criar tensões.


Aqui você já começa a utilizar elementos que formarão a escrita. Tente ao subir o traço relaxar fazendo o traço ficar mais fino e ao descer o traço faça pressão tornando o traço mais grosso.


Aqui já temos linhas de grade ou guia. Faça por hora apenas o primeiro treino em cima à esquerda. Depois observe as letras e veja as formas que as compõem. Por hora é isso, qualquer dúvida só perguntar. Mantenham as penas fritando feras!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário