sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Começando a "caligraphar"!!!!

Como prometi, começarei a falar da escrita propriamente dita. Começarei pelas minhas penas favoritas: itálicas!!!! Quando falamos em caligrafia em itálico, basicamente falamos em inclinação. Cada fonte terá um tipo de inclinação. Eu ia fazer umas imagens, mas como disse não quero com este blog reinventar a roda, então achei um site com ótimas ilustrações que colocarei aqui, mas segue o link do site para quem quiser olhar. ( http://www.calligraphy-skills.com/how-to-write-calligraphy.html )





As imagens mostram como se deve manipular as penas itálicas. Partindo da angulação da fonte se faz um traço que conforme a imagem 1 ficará mais fina, conforme vai se curvando a pena o traço engrossa. Traços descendentes grossos, ascendentes finos, na transição vira-se a pena e o traço ou afina ou engrossa, imagem 2.
Cada letra necessitará de um tipo de traço. Por isso quando virmos o alfabeto, veremos que separaremos em grupos, de acordo com a "necessidade" de cada letra. Por hora, aconselho treinar os diversos tipos de traços para ir se acostumando com a pena.
Deixo como exercício o treino ai dos desenhos de cima, pegue folhas e encha-as com estes traços, e deixo também um comentário: as penas são mais agradáveis do que os calígrafos, pela maciez das penas. Os calígrafos tem a vantagem de não precisarem de recarga a todo momento. Mas isso é uma opinião pessoal e cada um pode e deve tirar suas conclusões. Abraços e penas fritando, feras!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário